O presépio ainda está sem o Menino Jesus exatamente para lembrar que Ele vem no Natal - no presépio e em nossos corações (imagem do presépio da Paróquia São José do Jaguaré - arquivo pessoal).
Natal: nascimento de Jesus Cristo.
O primeiro Natal ocorreu há mais de dois mil anos atrás, quando Deus se fez criança, submetendo-se á condição humana. Ele poderia aparecer já adulto, nas nuvens, como muitos esperavam (e ainda esperam). Mas não! Fez questão de fazer-se criança, para mostrar o valor que a criança tem (na sociedade da época e na nossa também); fez questão de nascer por meio de uma mulher, para mostrar que quem tem condições de gerar e guardar a vida dentro de seu ventre é alguém divino, que deve ser respeitado. Dessa forma, Deus quis mostrar algo àqueles que desrespeitam a criança e a mulher. Será que aprenderam?
E hoje Jesus que nascer em cada um de nós, em cada uma de nossas famílias. Ou será que não lhe daremos lugar entre nós, exatamente como naquele primeiro natal: todo mundo preocupado com seus afazeres, lotando as casas, de tal forma que Maria deu à luz em uma manjedoura, fora do lar!
Quem é Jesus hoje? A resposta está nos Evangelhos: Ele se identifica com os pequenos - "tudo o que fizerdes ao pequenos, é a mim que fazeis" (S. Mateus 25). Quem são os "pequenos" de hoje? Reflita e permita que eles estejam entre nós!
Sendo assim, feliz e santo Natal a todos!
João César - dezembro de 2010.
Nenhum comentário:
Postar um comentário